domingo, 25 de março de 2012

ARTE CONTEMPORÂNEA - INTERVENÇÃO

 Intervenção na imagem da obra "MONA LISA"

 de Leonardo da Vinci

Conceito de Intervenção:

  Tal tendência, marcante da Arte Contemporânea, é geradora de uma multiplicidade de experimentações artísticas, pesquisas e propostas conceituais baseadas em questões ligadas às linguagens artísticas, ao circuito da arte ou ao contexto sociopolítico.
  O termo intervenção é também usado para qualificar o procedimento de promover interferências em imagens, fotografias, objetos ou obras de arte preexistentes. Intervenção, nesse caso, possui um sentido semelhante à apropriação, contribuição, manipulação, interferência. Colagens, Assemblages, montagens, fotografias e desenhos são trabalhos que freqüentemente se valem desse tipo de procedimento.

 Fonte: http://www.itaucultural.org.br/

A obra:  

Mona Lisa Leonardo da Vinci, 1503-1507
 Mona Lisa (também conhecida como A Gioconda ou, em francês, La Joconde, ou ainda Mona Lisa del Giocondo), é a mais notável e conhecida obra de Leonardo da Vinci, um dos mais eminentes homens do Renascimento italiano.
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Mona_Lisa.

Sala de Aula:

Durante as aulas de Arte da professora Christiane Torloni Torres os alunos da 7ª A e B estudaram o conceito de Intervenção aliado ao estudo da História da Arte (Renascimento) e desenvolveram interferências  na xerox da obra com o uso de colagens extraídas de revistas de moda e maquiagem femininas. Abaixo temos alguns dos trabalhos em fase de realização.


Nenhum comentário: